especial 5 anos da tragédia

Lançado concurso do memorial em homenagem às vítimas da Kiss

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Fachada da boate Kiss recebeu novo grafite na sexta-feira

No dia em se completam os cinco anos da maior tragédia da história recente do Brasil, o incêndio da boate Kiss, que matou 242 pessoas e deixou 600 feridos, foram abertas as inscrições para projeto de memorial que deve homenageá-las.

Por volta das 9h deste sábado, o edital do concurso foi publicado no site do concurso onde os arquitetos interessados em remeter seus trabalhos até o dia 2 de abril. No dia 10 do mesmo mês, o projeto vencedor será conhecido em um evento público, com local e data a definir.

LINHA DO TEMPO: os principais fatos da tragédia

O anúncio da abertura do concurso (foto ao lado) bem como os detalhes do cronograma ocorreram no salão azul do Conjunto 1 do Centro Universitário Franciscano (Unifra), com participação de arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), quem encampa a iniciativa, integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas  e Sobreviventes da Tragédia de  Santa Maria AVTSM, prefeitura e de Davi Mello, representante Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

- O concurso é polêmico é complicado, mas quando a luta é com o coração, nada atrapalha. Quando se entra com interesses políticos, a consciência irá dizer no futuro - diz Sergio da Silva, presidente da AVTSM.

Tiago Holzmann da Silva, arquiteto coordenador do certame acrescentou:

- Há seriedade, técnica e é o primeiro concurso de financiamento coletivo do país que não envolve dinheiro público.

VÍDEO: documentário traz depoimentos de pais e sobreviventes

A primeira etapa para a construção do memorial, que contava com o financiamento coletivo superou a meta mínima de 150 mil e arrecadou R$ 250.883,69. A segunda, consiste no concurso, e a terceira na execução.

Neste fim de semana também deve ser formalizada a assinatura de um memorando de entendimento entre a prefeitura e a ONU. Os termos do documento, segundo Mello, tratam de três temas municipais em que as instituições trabalhão juntas: saúde, educação e o memorial.

COMISSÃO JULGADORA
Os projetos serão avaliados por cinco jurados, todos arquitetos. Entre os profissionais, estão um de Minas Gerais, um Argentina, um de Pernambuco e dois do Rio Grande do Sul, sendo um dos gaúchos, representante de Santa Maria no concurso. Os técnicos escolherão os cinco melhores trabalhos, que após serão apresentados a uma  comissão composta por pais da AVTSM e demais representantes da comunidade santa-mariense.

Etapas

  • Até 2 de abril - Desenvolvimento das  propostas pelos participantes
  • 2 de abril - Entrega dos projetos por meio do site
  • 5 a 8 de abril - Julgamento das propostas (processo interno)
  • 10 de abril - Evento público com divulgação do  resultado 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mãe e filha buscam dono de aliança perdida em parada de ônibus

Prefeitura reforça sinalização no entorno do Hospital de Caridade domingo Próximo

Prefeitura reforça sinalização no entorno do Hospital de Caridade domingo

Geral